Importação
Para ter acesso ao menu, é necessário ter a permissão de administrador do sistema ou compras. Nesta tela é possível lançar notas de compra no sistema para movimentações de entrada importadas.
- Declaração de importação - DI
- XML rascunho do despachante
- Nota de nacionalização
- Editar nota de nacionalização
Declaração de importação - DI
Para adicionar o arquivo, basta clicar no botão “Adicionar” e selecionar o arquivo em seu computador:
As informações sobre a nota fiscal contidas no arquivo .XML serão exibidas com algumas informações adicionais. A primeira tela é para atualizar e/ou cadastrar o fornecedor.
Para finalizar as edições clique em “Salvar”:
A próxima tela conterá os itens da nota fiscal, sendo necessário inserir algumas informações sobre eles.
Na área Cadastrar/editar há uma seta que, ao ser clicada, exibirá os campos para cadastro/edição do produto, sendo o campo Referência do fabricante de preenchimento obrigatório.
Após inserir as informações, clique em “Salvar” para finalizar a edição neste item da nota fiscal.
Caso o produto já esteja cadastrado antes da operação é possível selecioná-lo em “Escolher produto” na última coluna:
Assim que o sistema identificar o produto será preciso inserir pelo menos um lote de entrada, para assim, suprir o valor de quantidade pendente para escolha de lotes. A quantidade necessária é exibida em vermelho na tabela.
Essas informações são inseridas na área Informe os lotes do produto abaixo á tabela Cadastrar/editar dados da nota fiscal, obrigatório o campo de Lote e Quantidade.
Após ser inserida as informações clique em “Salvar”;
Com isso será encerrada essa seção de edição e exibido as duplicatas com a lista dos itens da nota fiscal, além de ser possível anexar uma Danfe clicando em “Adicionar”.
Após este lançamento, o sistema será redirecionado automaticamente para a tela de emissão da nota de nacionalização.
Caso deseje prosseguir mais tarde, a nota ficará salva para ser transmitida posteriormente em Faturamento → NF-e → Consultar notas.
XML rascunho do despachante
Em alguns casos o processo de importação de materiais ocorre através de um despachante aduaneiro. Alguns despachantes costumam enviar aos seus clientes um rascunho da nota de nacionalização.
Nestes casos, o arquivo XML da nota de rascunho pode ser usado para emitir a nota de nacionalização dos produtos ao invés da Declaração de Importação (DI).
Algumas vantagens de utilizar o XML do rascunho ao invés da Declaração de Importação:
- A nota fiscal de nacionalização estará praticamente pronta, incluindo impostos, taxas e demais valores que compõe o processo de nacionalização.
- O lançamento do XML de rascunho é mais rápido.
- As notas criadas no V2 a partir do XML de rascunho podem ser alteradas antes da transmissão se houver necessidade.
Lançamento de arquivo XML da nota de rascunho
Escolha o Fornecedor e em seguida clique em Continuar:
Em seguida, identifique os produtos ou, para produtos novos, realize o cadastro dos produtos presentes na nota de rascunho:
Quando todos os produtos forem identificados, o botão Continuar será habilitado:
A próxima tela irá trazer uma confirmação do rascunho lançado:
Clique em Finalizar importação da nota e salvar e, em seguida, o sistema será direcionado para a tela de emissão de nota de nacionalização.
Revise os dados da nota de nacionalização e clique em Transmitir.
Utilize o documento fiscal para realizar a retirada dos produtos importados na alfândega.
Entrada no estoque dos materiais importados
O lançamento do rascunho não irá movimentar o estoque.
A movimentação do estoque somente ocorrerá depois que o XML da nota fiscal de nacionalização for lançado no menu Compras > Lançamento de notas fiscais.
Este processo somente deverá ser realizado quando o material for retirado na alfândega e estiver disponível para entrar no estoque da empresa.
Nota de nacionalização
2. Localize o arquivo XML da nota em questão clicando em Adicionar.
3. Ao adicionar o arquivo, as informações da nota ficarão visíveis na tela que abrirá. Tenha atenção nos dados apresentados para que a entrada da nota seja feita corretamente. Após a verificação, clique em Salvar no final da tela.
4. Ao salvar você verá uma tela com a que está abaixo, com informações dos itens da nota. É importante ter atenção nessa etapa para prosseguirmos, então adicione o lote e cadastre o produto conforme necessidade, e se houver itens em inventário não será possível lançar a nota. Após, clique em continuar no inferior da página.
5. Preencha as informações conforme necessário, tais como taxa de sicomex e documentos da importação, sempre salvando no final da página.
6. Faça um último check up das informações, podendo alterar o CFOP e verificar as duplicatas da nota, então finalize o processo no inferior da página conforme sinalizado. Não se esqueça da DANFE, caso houver.
7. Confirme e na próxima página finalize o lançamento conforme os campos necessários.
8. Após preencher as informações, você poderá transmitir a nota ou seguir o caminho de acordo com sua necessidade.
9. Ao transmitir a nota você poderá verificar a autorização na página seguinte.
Caso ocorra a interrupção do lançamento da nota não será possível prosseguir com o mesmo XML, então siga o passo a passo do menu Faturamento > NFe > Entrada por importação . Nesse menu pesquise, utilizando os filtros disponíveis, a data de emissão e/ou entrada.
Editar nota de nacionalização
Após realizar a importação da nota, acesse o Menu Faturamento > NFe > Entradas por importação
Nessa tela utilize um dos filtros de método de pesquisa, podem ser eles a própria numeração dessa nota, o período entre o lançamento ou até mesmo por Fornecedor.
Após localizar a nota, clique no botão opções > selecione a opção Editar:
O sistema irá lhe encaminhar para a tela de edição de Nota Fiscal, onde pode editar informações como Dados Adicionais, Frete, ou até mesmo a tributação de itens: