NFC-e
- NFC-e de cirurgias
- Consultar notas
- Cancelamento
- Comunicador Offline
- Cirurgias parcialmente faturadas
NFC-e de cirurgias
Nesta tela é possível emitir NFC-e de cirurgias para as empresas que possuem o módulo de NFC-e habilitado.
Ao emitir uma NFC-e a cirurgia permanece com o status de finalizada sendo possível ainda emitir a NF-e.
Pesquisa
A pesquisa retorna cirurgia que estão finalizadas e não possuem NFC-e autorizada, é possível filtrar por cliente, hospital, palavra chave, código da cirurgia, data inicial, data final dentre outras opções. É listado apenas cirurgias onde o cliente seja pessoa física.
Emissão de nota fiscal
Utilize os filtros para pesquisar a cirurgia desejada, após encontrá-la, clique em “Emitir NFC-e” e o sistema redirecionará a tela para a emissão de NFC-e:
A tela de emissão da NFC-e é mas simplificada que a tela de NF-e porém muito parecida, temos os detalhes da cirurgia em seguida informações do cliente, informações adicionais, itens da nota e painel de duplicatas.
O envio da NFC-e é síncrono (A resposta de autorização ou rejeição é imediata) por isso não há o botão visualizar em homologação pois se a nota for rejeitada será exibido a mensagem de erro e o cliente permanece na mesma tela para fazer a correção.
No painel de itens temos as opções de alterar CFOP (Para a NFC-e os CFOP's permitidos serão os internos os demais ocorre rejeição.), alterar tributação dos itens selecionados, alterar valores.
Na tela de edição do item é possível alterar o NCM, valor, desconto, CFOP e ICMS
Após a transmissão da nota, caso não haja erro ou rejeição o cliente é direcionado para a tela de consultar NFC-e onde é possível fazer o download da DANFE e XML.
Consultar notas
Nesta aba é possível consultar as notas fiscais de consumidor, a partir dos filtros predispostos em sistema.
É possível também exportar arquivo com informações das notas lançadas.
Ao localizar a nota de interesse, podemos observar seus dados como:
- Número da nota
- Cliente
- Número da cirurgia
- Pedido de venda
- Nome do paciente
- Data de emissão
- Valor da NFe
- ICMS
- Status (transmitida, autorizada, não transmitida...)
- Editar
- Excluir
- DANFE
- XML
- XML de cancelamento
- Histórico
Podemos emitir um arquivo de relatório Excel e PDF nesta página.
Cancelamento
Nesta tela, é possível emitir uma nota de cancelamento, estorno e devolução de sua nota emitida.
Cancelamento
A NFCe poderá ser cancelada em até 30 minutos após a emissão.
Utilize dos filtros para encontrar a nota a qual deseja cancelar e clique em “Opções → Cancelar”. Abrirá um modal para preencher:
- Justificativa para o cancelamento (Deverá conter de 15 a 255 caracteres).
Após preencher, basta clicar em “Cancelar” e este pedido será enviado automaticamente para a SEFAZ que após a aprovação, em questão de segundos, o sistema atualizará a nota para “Cancelada”. Os itens voltarão para o estoque livre.
Comunicador Offline
Visão geral
No Ceará a solução principal para emissão de cupom é o dispositivo MF-e. Existem algumas exceções em que a Sefaz permite o uso exclusivo da NFC-e, e normalmente está atrelada ao limite de faturamento da empresa, essa emissão é feita utilizando um aparelho específico e não por API via Web Services.
O Comunicador Offline, quando executado, consulta o conteúdo de diretórios com descrições especificas. Desta forma, basta gerar o arquivo e adicioná-lo em um diretório específico, contendo os dados necessários para emitir a nota.
O Comunicador Offline por sua vez consulta este diretório, processa o conteúdo e retorna o resultado nos demais 'Diretórios de Comunicação' descritos na sequência.
Abaixo a descrição de cada 'Diretório de Comunicação' e a sua finalidade:
- envios: Diretório inicial do processo de envio (input). O Comunicador Offline irá procurar os arquivos com extensão .nfce ou .cfe para fazer a emissão e .canc e .cfecanc para cancelamento.
- enviados: Todos os arquivos lidos no diretório 'envios' serão movidos para este diretório após o processamento.
- tmp: Neste diretório é gerado um arquivo no formato XML para o envio dos dados ao aparelho S@T. Na emissão de NFCe essa etapa não acontece, pois é utilizada a nossa API de NFCe.
- retornos: Neste diretório é gerado um novo arquivo com a resposta da Sefaz formatada, porém com a extensão .cfe/.cfecanc, .nfce/.canc. Consiste no resultado do processamento interno do Comunicador.
- xml: Neste diretório é salvo o XML gerado pela Sefaz, tanto para CFe S@T como para NFCe (emissão e cancelamento).
- danfe: neste diretório é salvo a DANFE em formato .html. Não é gerado impressão quando o documento fiscal é cancelado.
- pdf: neste diretório é salvo a DANFE e a impressão do CFe do S@T (Quando a opção de impressão direta é habilitada na tela de configurações). Não é gerado impressão quando o documento fiscal é cancelado.
Emissão
Para gerarmos o arquivo contendo os dados necessários para a emissão da NFC-e seguimos os mesmos passos da emissão via API, acessamos a página de NFC-e de cirurgias, pesquisamos pela cirurgia que desejamos gerar a nota e clicamos em emitir NFC-e.
Seremos redirecionados a tela de edição da NFC-e, nessa tela poderemos alterar a tributação dos itens, valores, adicionar as duplicatas etc...
Após concluirmos a edição clicamos em geração de arquivo offline.
Esse arquivo deverá se colocado na pasta Envios.
Após adicionarmos o arquivo na pasta, o comunicador fará a transmissão e um arquivo contendo a resposta da Sefaz será adicionado na pasta Retornos, feito isso devemos fazer o upload desse arquivo para atualizarmos a NFC-e no sistema.
Integração offline
Depois do comunicador ter transmitido nosso arquivo devemos fazer o upload para que o sistema atualize a NFC-e (caso esta tenha sido autorizada).
Após o upload o sistema processará os arquivos e caso esteja autorizada será atualizado seu status e fará a geração das cobranças caso possua duplicatas, ao finalizar o processamento de todos os arquivos o sistema retornará uma lista com os arquivos processados contendo o status (se foi concluído ou não), a ação (Autorização, cancelamento ou vínculo de arquivo) e a mensagem contendo também o motivo pelo qual determinado arquivo não foi concluído.
Anexar XML/PDF
Caso NFC-e seja autorizada pela Sefaz o comunicador adicionará os arquivos XML e DANFE (Formato html) no seu devido diretório: xml ou danfe, para anexarmos esses arquivos utilizamos a mesma tela sitada a cima e fazemos o upload do arquivo.
Cancelamento
Para efetuar o cancelamento acessamos a página: Faturamento->NFC-e->Cancelamento, pesquisamos pela nota que desejamos cancelar e clicamos em opções->Cancelamento offline.
Será feito o download do arquivo .cfecanc que deverá ser colocado na pasta envios após isso o comunicador fará a transmissão e novamente o arquivo contendo a resposta se encontrará na pasta retornos.
Fazemos o upload do arquivo de cancelamento na página de integração offline Faturamento->NFC-e->Integração offline
Após o upload, caso a Sefaz tenha autorizado o cancelamento o sistema processa o arquivo atualizando o status e exclui as cobranças da NFC-e.
Cirurgias parcialmente faturadas
Essa Ferramenta irá possibilitar que você faça uma venda parcial dos produtos de uma determinada cirurgia, gerando assim uma pendencia do restante para que seja faturado em um outro momento.
Após terminar o processo da cirurgia, no momento em que for faturar a cirurgia (qualquer tela de faturamento), irá aparecer duas opções, sendo o botão de emitir nota fiscal ou emitir nota fiscal parcial.
Ao selecionar a opção de parcelamento parcial, o sistema irá retornar uma tela onde deve-se informar quais materiais serão faturados naquele momento e a quantidade, feito isso, siga pelo botão de emitir nota fiscal
Com isso o sistema levará para a tela padrão de emissão de nota fiscal.
Segunda parte:
* Esse acesso é onde será puxado os valores restantes para realizar a outra parte do faturamento dessa mesma cirurgia.
Após acessar, utilize um dos filtros para a busca da cirurgia, e clique no botão de "emitir nota fiscal parcial"
Em seguida subirá uma tela em pop-up para informar quantidade para emitir esta nota, seja ela total ou apenas itens selecionados.