Skip to main content

Declaração de importação - DI

Neste menu, é possível lançar suas notas importadas e realizar a nacionalização. O lançamento é com arquivo .XML (declaração de importação no formato SISCOMEX).

Para adicionar o arquivo, basta clicar no botão “Adicionar” e selecionar o arquivo em seu computador:

As informações sobre a nota fiscal contidas no arquivo .XML serão exibidas com algumas informações adicionais. A primeira tela é para atualizar e/ou cadastrar o fornecedor.

Para finalizar as edições clique em “Salvar”:

A próxima tela conterá os itens da nota fiscal, sendo necessário inserir algumas informações sobre eles.

Na área Cadastrar/editar há uma seta que, ao ser clicada, exibirá os campos para cadastro/edição do produto, sendo o campo Referência do fabricante de preenchimento obrigatório.

Após inserir as informações, clique em “Salvar” para finalizar a edição neste item da nota fiscal.

Caso o produto já esteja cadastrado antes da operação é possível selecioná-lo em “Escolher produto” na última coluna:


Assim que o sistema identificar o produto será preciso inserir pelo menos um lote de entrada, para assim, suprir o valor de quantidade pendente para escolha de lotes. A quantidade necessária é exibida em vermelho na tabela.

Essas informações são inseridas na área Informe os lotes do produto abaixo á tabela Cadastrar/editar dados da nota fiscal, obrigatório o campo de Lote e Quantidade.

Após ser inserida as informações clique em “Salvar”;

Com isso será encerrada essa seção de edição e exibido as duplicatas com a lista dos itens da nota fiscal, além de ser possível anexar uma Danfe clicando em “Adicionar”.

Após este lançamento, o sistema será redirecionado automaticamente para a tela de emissão da nota de nacionalização.

Caso deseje prosseguir mais tarde, a nota ficará salva para ser transmitida posteriormente em Faturamento → NF-e → Consultar notas.