Naturezas de operação
Cadastro
Em natureza de operação, é possível cadastrar naturezas para CFOP's nas notas fiscais, nos campos:
- CFOP;
- Natureza da operação;
- Informações adicionais.
Após preencher e confirmar todos os dados, se atente aos campos com asterisco (*), pois são de preenchimento obrigatório. Para salvar, clique no botão ‘Salvar’.
Para limpar os dados preenchidos, basta clicar no botão de ‘Limpar’.
Pesquisa
As operações cadastradas já ficarão listadas, onde é possível em coluna editá-las e excluí-los.
No rodapé da página pode-se exportar para Excel ou PDF.
De olho no CFOP
O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) tem como função a identificação da categoria de uma operação ao emitir uma Nota Fiscal. Sabemos que essa identificação é de suma importância para que a emissão do documento fiscal seja feita corretamente. Ao realizar a devolução de um produto temos o CFOP correspondente para a situação e sua utilização conforme deve ser respeitada para que não haja a falha de transmissão da NF.
CFOP 1949 e 2949, não serão aceitos como devolução. Em conformidade ao Artigo 453 do RICMS/2000 e Artigo 167 do RIP/02; Não é possível utilizar desse tratamento ao igual de devolução emitida por um cliente ou fornecedor, mas diante de uma mensagem em destaque pela SEFAZ (327) referente à nota técnica de 2013 005.V1.22, CFOPs de entrada como 1949/2949/3949 não são consideradas como devolução e sim entrada.
Portanto, como proceder já que a Sefaz recusa nota com espécie NF de devolução com estes CFOPs? Emitir como finalidade normal! E para a devolução em si? Somente se os CFOPs forem de devolução para NFs emitida pelo cliente/fornecedor. E a Nota só será transmitida como normal caso não tenha tag de imposto devolvido aberta no xml.